Demorei um pouco, mas segue continuação do estudo dos 5 ministerios

PASTOR

Definição no Dicionário:

1. Pessoa que guarda, guia e apascenta o gado.

2. Ministro, protestante.

Definição no Dicionário Bíblico:  – Os pastores no oriente passam uma vida solitária. Eles vagueiam por lugares muito distantes das habitações, à procura de pastagens, e têm de proteger os seus rebanhos de dia e de noite. O pastor, logo de manhã, faz sair as ovelhas do seu aprisco de ligeira construção, e chamando-as as conduz – elas seguem-no “porque lhe reconhecem a voz” (Jo 10: 1 a 5). As ovelhas vão atrás do seu guardador, e como que o cercam às vezes com sua confiança naquele que as protege do terrível lobo. A água é objeto de grandes cuidados da parte do pastor. É por isso que os poços, como o de Berseba, e os ribeiros, são grandes recursos e centros de pastagens (Sl 23.2). À hora do meio-dia é costume dar de beber aos animais. No fato narrado em Gn 29, o principal incidente é a remoção da pedra de cima do poço, para que o rebanho de Raquel possa beber. Essa pesada pedra tinha ali sido colocada como proteção contra o pó e a areia. Mais tarde Moisés prestou ajuda semelhante às filhas de Jetro, deitando água nos bebedouros para as ovelhas. Até hoje é o poço geralmente o lugar de reunião no oriente. Se acontece desgarrar-se uma ovelha do rebanho, é dever do pastor procurá-la até a encontrar (Ez 34.12 / Lc 15.4). Os objetos que ordinariamente constituíam o equipamento do pastor eram um grande cajado, um curto e grosso bordão, e uma funda. À tarde, quando o pastor leva o rebanho para o aprisco, obriga as ovelhas a passar debaixo de uma vara, pela porta, observando cada animal que passa ao alcance da mão (Lv 27.32 – Jr 33.13 – Ez 20.37). Cumprindo a sua missão durante o dia, ainda tem que vigiar o rebanho durante a noite (Jo 10.3). o terno cuidado do pastor pelas ovelhas se patenteia na maneira como presta atenção aos fracos e enfermos membros do redil a seu cargo (Gn 33.13 – is 40.11). As relações entre Deus e o seu povo são assemelhadas às que existem entre o pastor e as suas ovelhas (Sl 23.1 – 80.1 – Vejam-se as passagens messiânicas Is 40.11 – Zc 13.7). 

Pastores

Vimos a definição dada pelo dicionário bíblico. Creio que este realmente é o chamado pastoral porém, qual difícil é podermos ver este papel sendo feito dentro da IGREJA. Acredito que à maior dificuldade se deve pelo fato de muitos receberem esta unção pastoral sem ser de fato o seu chamado e papel para desenvolver e somar no Corpo de Cristo. Temos diversos apóstolos, profetas, evangelistas que acabam sendo ungidos pastores por uma falta de dicernimento e esclarecimento sobre os 5 ministérios e seu propósito para o corpo de Cristo. Creio que existe a necessidade de haver uma definição do papel ministerial e podermos desfrutar na igreja de nossas cidades os cinco ministérios fluindo para amadurecimento do Corpo de Cristo. Veja bem, por ter uma ação mais direta na Igreja local, os pastores acabam agindo de forma direta em cada vida. Se porém há um pastor que não tem este ofício pastoral ministerial e sim foi colocado por não haver uma definição correta dos 5 ministérios, aí acontece uma deficiência no crescimento e amadurecimento da igreja pois, vai acaba pendendo para o ministério que de fato foi chamado, seja este: apostolar, profético, evagelista, mestral. De fato temos que orar para que Deus levante os cinco ministérios agindo em sua IGREJA, pois assim haverá um crescimento/amadurecimento equilibrado.

Uma coisa para mim fica bem clara, seido exemplode Jesus Cristo nos 5 ministérios, porém há umna grande menção nas escrituras sobre o papel pastoral. Jesus Cristo é o modelo a ser seguido. Veja bem: Jesus a Si mesmo Se chama “o bom Pastor”

 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” – João 10:11

“Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,” – Hb 13.20

“Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.” – 1 Pedro 2:25

O pastor deve gerar ovelhas dependentes não de sí próprio mas sim dependentes do SUPREMO PASTOR JESUS CRISTO. Está é uma grande dificuldade da IGREJA nos dias de hoje. Os pastores devendo cumprir com seu papel de cuidar das ovelhas, conduzi-las a pastos verdejantes, buscar a desgarrada e acima de tudo saber que a ovelha de fato não é propriedade sua e sim existe um PASTOR, O BOM PASTOR que é aquele quem dirige e cuida de suas ovelhas. 

Pastores, que saibamos pastorear as ovelhas de Jesus Cristo, tendo ele como modelo.

Ovelhas, que saibamos olhar aos nossos pastores como homens/mulheres comicionados para nos ajudar a estarmos sendo pastoreados pelo BOM PASTOR JESUS CRISTO.

 

No amor de Cristo, – CELSO BERTONI